Escribas

Carlos de Oliveira, 67, é jornalista há 48 anos.

Foi repórter, chefe de reportagem e editor na Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Atualmente é colaborador do Caderno 2, de O Estado de S. Paulo, e publica o blog Sonoridades, em estadao.com.br.

Célia Bretas Tahan

Jornalista, trabalhou na Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Jornal do Tocantins e diversas outros veículos de Comunicação e assessorias de imprensa. Hoje, aposentada do Jornalismo, trabalha como assistente administrativo concursada do Governo do Tocantins, na área de TI.

Luiz Padovani trabalhou 36 anos como jornalista, em São Paulo.

Foi repórter na Folha de S. Paulo e editor de telejornais na Globo, SBT e Record, além de curtas passagens por outros veículos. Hoje é dono de pousada no interior de Nova Petrópolis, na serra gaúcha.

Manoel Dorneles
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes (1974-1977) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com Mestrado em Comunicação pela Cásper Líbero. Trabalhou no Grupo Folha de S. Paulo, Folha Metropolitana de Guarulhos, na Gazeta de Pinheiros e Jornal da Tarde, além das agências Textofinal, Agência ZDL de Comunicação e revistas Brasil Transportes, Propaganda/Caderno de Propaganda e Marketing. É Editor e Diretor de Redação da Revista Kalunga, desde 1992.

Marco Antonio Zanfra é escritor e jornalista.

Paulistano, mora em Florianópolis há mais de 20 anos. É autor do ‘Manual do Repórter de Polícia’ e dos romances policiais ‘As covas gêmeas’ (Editora Brasiliense, 2010), ‘A rosa no aquário’ (Editora Unisul, 2018) e ‘O beijo de Perséfone’ (Editora Unisul, 2019).

Nereu Leme, jornalista, escritor, palestrante, músico amador e compositor.

É especialista em consultoria de comunicação, definição de estratégias de comunicação para situações de crise, media training e comportamento.
Fundou e dirige a Casa da Notícia Comunicação, empresa com 30 anos de existência. Trabalhou nas empresas de comunicação O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, TV Globo e Portal G1.
É autor dos livros “Para Ver e Amar o Brasil da Janela de Um Chevrolet”, “Portos Abertos à Percepção”, ambos para a General Motors do Brasil e “Goiana para quem te Ama” para a Fiat Automóveis e O X da Questão, histórias de Felipe (contos infantis).